Salário de Fernando Mendes motiva DUSCUSSÃO FORTE na RTP

O apresentador Fernando Mendes, conhecido pelo seu papel à frente do programa “O Preço Certo”, foi alvo de críticas públicas devido ao seu elevado salário na RTP. De acordo com a cronista Joaninha Sousa Botelho, do jornal Tal & Qual, o ministro Amaro Leitão terá dado um “raspanete” público à estação pública sobre o valor do contrato do apresentador, que recebe um salário mensal de 20 mil euros.
A cronista afirmou que, após a admoestação do ministro, Fernando Mendes provavelmente atraiu a atenção da concorrência. “Quer apostar que logo a seguir à sua admoestação pública, o Fernandinho não tardou a receber telefonemas de Queluz de Baixo [TVI] e de Laveiras [SIC] a desinquietá-lo?”, escreveu Joaninha Sousa Botelho, sugerindo que as estações privadas poderiam estar interessadas em contratá-lo.
Fernando Mendes, de 61 anos, é uma das caras mais conhecidas da televisão portuguesa, liderando “O Preço Certo” desde 2003. O concurso tem sido um dos grandes sucessos da RTP, sendo líder de audiências nas tardes televisivas.
O salário do apresentador, embora elevado, tem sido justificado pela sua popularidade e pela capacidade de atrair uma vasta audiência para o canal público, mas o comentário do ministro poderá ter desencadeado novas especulações sobre o futuro do apresentador e possíveis mudanças no panorama televisivo.