Tempestade Kirk aproxima-se e Proteção Civil deixa alguns conselhos à população – Cidade Hoje – News Agora Mesmo
A Proteção Civil alerta para o mau tempo devido à tempestade Kirk, que pode causar inundações, deslizamentos de terras e arrastamento de objetos.
O IPMA prevê ventos fortes, até 120 km/h, e ondas até 12 metros, especialmente nas regiões do Norte e Centro.
A terça-feira, 8 de outubro, terá duas fases distintas no que toca ao estado do tempo na região Norte, especialmente no Minho. Segundo o portal LUSO METEO, o dia começa com chuva persistente, mas de intensidade moderada, enquanto o ciclone Kirk ainda se encontra a Oeste. No entanto, à medida que o dia avança, a aproximação deste sistema traz um agravamento das condições meteorológicas. A partir do final da tarde, prevê-se um aumento significativo da intensidade do vento e da precipitação, especialmente nas áreas mais a norte.
Nos últimos dias, a região já recebeu bastante chuva, o que saturou os solos. Este facto eleva o risco de deslizamentos de terras e enxurradas, principalmente em zonas previamente afetadas por incêndios florestais. No Minho, a precipitação pode ultrapassar os 50 mm, o que agrava o cenário de um outubro que já está a ser bastante chuvoso.
Além da chuva, o mar também estará agitado, com ondas a atingirem os 3 a 4 metros ao longo do dia, e subindo para 5 a 6 metros ao final do dia, sobretudo na costa norte. O vento, inicialmente moderado, tornará-se forte ao longo da tarde, especialmente no litoral e nas terras altas, com rajadas que poderão atingir os 100 km/h.
A manhã desta segunda-feira fica marcada por um aparatoso despiste, na N206, em Ronfe, Guimarães.
O acidente acabou por condicionar a circulação automóvel, tendo o carro sinistrado ficado tombado lateralmente na via.
Um acidente de viação a envolver duas viaturas está a marcar o início de tarde, na N206, em Requião, Vila Nova de Famalicão.
O sinistro deu-se cerca das 14h30, não havendo para já informação sobre a existência de eventuais feridos.
A GNR foi acionada para o local.
Esta segunda-feira, dia 7 de outubro, a região Norte de Portugal irá enfrentar um dia marcado por condições climáticas instáveis, com previsão de chuva forte e persistente. As informações do portal LUSO METEO indicam que a manhã começará com céu muito nublado, podendo haver neblinas e nevoeiros em algumas áreas.
Durante a madrugada, a precipitação será mais intensa, com aguaceiros que podem provocar acumulação de água. À medida que o dia avança, a chuva mover-se-á para sul, mas ainda se farão sentir aguaceiros ao longo do litoral norte, especialmente à tarde. Apesar da previsão de menos chuva no interior, o tempo poderá ser afetado por trovoadas localizadas, especialmente nas zonas mais expostas.
As temperaturas na região Norte estarão amenas, com mínimas entre 11 a 15ºC e máximas que poderão atingir entre 19 a 25ºC. O vento, soprando de sudoeste, será geralmente fraco a moderado, com rajadas que poderão chegar até 50 km/h em áreas mais expostas.
O mar estará agitado, com ondas que podem alcançar os 3 a 4 metros na costa ocidental, podendo ocasionalmente atingir os 5 metros em locais específicos. Os banhistas devem ter cautela, dado que a temperatura da água variará entre 18 a 20ºC.
Em resumo, a região Norte de Portugal deve preparar-se para um dia de instabilidade, com chuva e um mar agitado, num cenário que reflete a aproximação do furacão Kirk aos Açores.
Faleceu esta semana, aos 88 anos, em Lisboa, a Irmã Maria da Conceição Gomes de Sousa, natural de Vale São Cosme, Vila Nova de Famalicão.
Nascida a 3 de fevereiro de 1936, ingressou na congregação das Irmãs de Santa Doroteia em 1952, onde fez os seus primeiros votos dois anos depois e os votos perpétuos em 1960.
Nos últimos anos, a Irmã Conceição dedicou-se ao serviço no Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa, onde era admirada pela sua paixão pela cozinha e pelos doces, sempre apreciados por todos. Para a família, foi um exemplo de altruísmo e amor ao próximo.
As cerimónias fúnebres realizaram-se na sua terra natal, no passado dia 3 de outubro, quinta-feira.
O estado do tempo no Minho, em particular, agravará nos próximos dias, muito por culpa de um “rio atmosférico”, e influência, depois, de um ciclone (Ex-furacão Kirk), que neste momento ainda é um furacão categoria 4, mas irá perder intensidade
Assim a chuva irá cair persistentemente, ora mais fraca, ora mais forte, já a partir deste sábado, com destaque para o início do dia de domingo, e segunda-feira, alturas em que poderá cair com maior intensidade!
Na terça-feira até pode haver um alívio, embora haja nuvens, e seja provável que continue a chover, mas depois, com a aproximação do ciclone Kirk, o tempo volta a agravar para quarta-feira
Na quarta-feira, dia 9 de outubro, é de esperar muita chuva, com risco de inundações (100lm2, ou mais, em 24h), além de vento com rajadas até 100km/h no Minho – sendo que a chuva se prolonga pelo menos até dia 11, ainda com alguma intensidade, por vezes
Deve ser destacado também que o mar estará MUITO agitado, com ondas que, a meio da semana, podem atingir 10 metros a Norte do Cabo Carvoeiro
O IPMA já emitiu avisos amarelos por chuva para este fim-de-semana, devendo ser prolongados, e agravados, ao longo da semana, uma vez que se prevê, de facto, muita precipitação
Nas zonas onde os solos estão mais frágeis, devido aos fogos florestais, há ainda o risco de deslizamentos de terra, e derrocadasAssim deve seguir os conselhos das autoridades (ANEPC), para evitar danos e prejuízos