O que é o ‘olho de alfinete’ do furacão Milton e por que isso é terrível
Previsto para tocar o solo da Flórida (Estados Unidos) na noite desta quarta-feira (9), o furacão Milton tem impressionado até mesmo especialistas no fenômeno. Na medição do começo desta manhã, Milton era classificado como um furacão de categoria 5, o mais alto da escala Saffir-Simpson, com ventos de quase 300 km/h.
A tempestade deve perder força, mas ainda assim chegar ao continente como um furacão de categoria 4, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês). A estrutura do furacão indica que Milton tem “olho de alfinete”.
Furacão é formado por estrutura dividida em três partes. Além do olho em si, que é considerada uma área relativamente calma, há a chamada “parede do olho” e as faixas de precipitação. Estas últimas giram em torno do olho e abrigam nuvens e fortes trovoadas que se movem em espiral, produzindo ventos e, às vezes, tornados. A parede é a área da estrutura mais próxima do centro (olho). À medida que os furacões se intensificam, as paredes dos olhos tornam-se mais estreitas e intensas até atingirem força máxima… –