Avião explode ao cair em SP, mobiliza socorristas e piloto sobrevive graças a um vaqueiro; entenda
Nesta terça-feira (10), um avião de pequeno porte caiu em uma fazenda localizada no bairro Estrada Iporanga, em Juquiá, no interior de São Paulo. O piloto, único ocupante da aeronave, foi resgatado por um vaqueiro local, Amilton Ramos, poucos minutos antes do avião explodir.
O acidente ocorreu por volta das 11h, e a aeronave estava realizando pulverização de um terreno quando perdeu o controle e caiu. Amilton, que estava trabalhando nas proximidades, avistou a queda e correu para ajudar. Ele encontrou o piloto consciente, mas com cortes no supercílio e preso pelo cinto de segurança.
Usando um facão, o vaqueiro cortou o cinto e conseguiu arrastar o piloto para fora da aeronave, com a ajuda de um colega que chegou em seguida. Pouco depois, o avião explodiu.
“Naquele momento foi ‘aquele susto’. Já estávamos a uns cinco metros de distância da aeronave. Pensei: ‘Se ele estivesse lá dentro, tinha morrido’. Foi Deus que me abençoou e me colocou naquele lugar e na hora certa“, desabafou o vaqueiro.
O piloto foi socorrido e encaminhado para uma unidade hospitalar em Registro, e seu estado de saúde é considerado estável. O local do acidente foi isolado e periciado pela Polícia Científica.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também foi acionado para investigar as causas da queda. As imagens capturadas pelo cinegrafista Rinaldo Rori mostram os destroços da aeronave espalhados em meio ao terreno de pasto onde o acidente ocorreu.
Este episódio destaca a coragem e rapidez de ação do vaqueiro, que foi essencial para salvar a vida do piloto.